Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Coluna Golden Boy: Yotun, a renovação Peruana

Victor Yoshimar Yotún Flores, ou Yoshimar Yotun, lateral esquerdo que pode jogar também como volante, é o símbolo da tentativa de renovação da seleção peruana que chegou a ser uma força no continente mas que hoje apesar de ter um povo apaixonado por futebol não consegue mais fazer frente as forças do continente.

Yotún começou a carreira no Sporting Cristal e de lá joga desde de os tempo de juvenil. Hoje já é reconhecido depois de o jornal 'El País' Montevidéo ter dado a ele o prêmio de melhor lateral-esquerdo da temporada sulamericana.

Yotun tem apoio fácil, tanto na lateral quanto no meio é rápido e com muita habilidade, sendo dificil alcançá-lo quando coloca a bola na frente, e tem em seus cruzamentos e lançamentos perigo de gol constante para o adversário se ele não estiver bem marcado.

Ganhou o último campeonato peruano com o Sporting Cristal, foi a grande revelação do futebol peruano nos últimos anos e vai estar em evidência nessa Libertadores, terá cobrança pela força que seu nome ganhou e em se tratando de nós brasileiros poderemos vê-lo ao enfrentar o Palmeiras nessa primeira fase do torneio.

O jovem lateral faz parte da tentativa de renovação da seleção peruana de Sérgio Markarián - treinador uruguaio, que treina a seleção peruana - e com ele, o meia Paolo Hurtado (Paços Ferreira-POR), e os atacantes André Carrillo (Sporting-POR) e Raúl Ruidiaz (Coritiba) são a fonte que Markarian usa ao tentar tornar a seleção mais jovem e mirando principalmente as eliminatórias para a Copa de 2018 - para as de 2014 as chances são mínimas, já que o time ocupa a lanterna do grupo sulamericano - mas Yotún é com certeza a pérola mais brilhante dessa geração e que tenta dar o suporte a jogadores consagrados do futebo peruano como o zagueiro Alberto Rodrigues, o meia Juam Manoel Vargas e os atacantes Paolo Guerrero e Jéfferson Farfán, todos com muito nome no futebol europeu mas que pouco conseguiram fazer na seleção peruana.

Yotún é jovem e a partir de agora entra em outro patamar na carreira, a Libertadores de 2013 será a chance de aparecer para os holofotes do futebol mundial e brilhar para quem sabe aparecer em algum grande europeu ou até mesmo brasileiro. É uma bela opção para equipes que tem problemas com a lateral-esquerda.

Abaixo o vídeo com os melhores momentos de Yotún na estréia sua pela seleção peruana. Depois a ficha do lateral.




Yoshimar Yotún
Personal information
Full nameVictor Yoshimar Yotun Flores
Date of birth7 April 1990 (age 22)
Place of birthCallaoPeru
Height1.71 m (5 ft 7 in)
Playing positionLeft back / Left winger
Club information
Current clubSporting Cristal
Number14
Youth career
1997–2002Academia Cantolao[1]
2003–2004Circolo Sp. Italiano[1]
2005–2006Deportivo Real FC[1]
2007Sporting Cristal
Senior career*
YearsTeamApps(Gls)
2008→ José Gálvez (loan)28(3)
2009–Sporting Cristal100(7)
National team
2011–Perú16(0)

0 comentários:

Postar um comentário