Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vicio História: Abel o salvador em Portugual

Não foram muitos os treinadores brasileiros que conseguiram destaque em solo europeu dirigindo clubes. Em 84 após anunciar o fim de sua carreira como jogador no Goytacaz, e assumir o posto de treinador do mesmo Goytacaz. Serviu como aprendizado pois já em 86 teve sua primeira aventura em terras portuguesas ao comandar o pequeno Rio Ave, sem grande sucesso, mas com o suficiente para abrir as portas do mercado português.

Voltou ao Brasil para dirigir o Botafogo, depois vieram um título pernambucano com o Santa Cruz em 87 e uma boa participação com o Inter em 88, quando foi vice campeão brasileiro - tema do próximo post.

Em 89 assumiu o comando do modesto Famalicão na segunda divisão portuguesa. O time do norte português havia sido rebaixado na temporada anterior da primeira divisão e vinha de um bom retrospecto na segunda divisão com o título na temporada 87/88, e com Abel no comando acabou em segundo lugar conseguindo um novo acesso para a primeira divisão.

A temporada seguinte começou novamente sem o Famalicão conseguer bons resultados e na metade da temporada Abel foi para aquele que seria seu grande momento em Potugual: A troca para o Belenenses.

O clube não conseguiu escapar do rebaixamento no primeiro ano de Abelão no comando, e o começo da segunda divisão foi complicado pela falta de regularidade do time. A equipe oscilava muito. Mas a temporada foi andando e o time embalou. Abel é glorificado até hoje pelo time azul de Lisboa, foram 23 jogos de invencibilidade sendo este um recorde absoluto do clube.

Em vários sites sobre o Belenenses se encontra o nome de Abel como um dos maiores nomes da história do clube lisboeta. Ele ficou no clube até a temporada 93/94, onde levou a equipe a 8° posição na primeira divisão.

No ano seguinte a equipe se reformulou e Abel rumou para mais uma ação de salvamento em solo português. Assumiu o tradicional Vitória de Setúbal, o primeiro turno tinha sido muito ruim e a aquipe estava na zona de rebaixamento, mas decolou com Abel no segundo turno, foram 8 vitórias e 5 empates, a equipe decolou da zona do descenso para um honroso 6° lugar na tabela.

Depois de cinco temporadas em Portugal e três salvamentos feitos, Abel ganhou status e voltou ao Brasil já com outro patamar como técnico. Voltou ao Vasco clube onde viveu seu maior sucesso como jogador. Uma semifinal de Copa do Brasil perdida para o Corinthians e um fraco campeonato carioca foram as deixas para a demissão.

Depois disso uma fraca re-passagem pelo Inter, botaram em cheque novamente a carreira de Abelão, mas ai já é outro post.

0 comentários:

Postar um comentário