Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Grêmio e suas avalanches

O Grêmio joga domingo o seu jogo mais importante do ano. E quis o destino que o jogo que pode fazer de 2013 começar como manda o figurino de verdade no inicio de Fevereiro ou se já terá uma bronca feia no fim de Janeiro, seja um Gre-Nal.

Mas o assunto mais comentado nesses últimos dias foi a proibição num primeiro momento da avalanche gremista na comemoração dos gols. Fato que causou estranheza em muita gente. Mas vamos analisar com calma.

O projeto da OAS mostra a geral - que foi talvez uma das coisas mais bem boladas dessa arena, copiou e ficou muito bem feito o modelo do Sigduma Park do Borussia Dortmund, que se sabe é a torcida que mais comparece aos estádios no mundo - como espaço com cadeiras, pois a lei diz isso.

Os estádios hoje que estão sendo construídos todos tem que ter 100% de sua capacidade com cadeiras numeradas, e até vai mais longe, que os estádios mais antigos também necessitam colocar essas cadeiras.

Quando do primeiro projeto não existia no RS uma lei que especificasse esse tipo de detalhamento osbre grandes obras. Lei essa que foi 'importada' de São Paulo e aqui ganhou o nome de R-17.

O fato é que concordo com a essência a avalanche tem que ser liberada, mas a OAS cometeu uma falha grave em não moldar o projeto  - que ela enviou duas vezes errado - para o governo do Estado. A Brigada apenas cumpre a função e cabe ao Grêmio, Estado e OAS chegarem a uma solução boa para todos. A notícia de ontem é que para os primeiros eventos chegou-se a solução de diminuir a avalanche, colocando para-peitos ou algo do tipo.

Não pode o Grêmio perder uma de suas maiores características por um erro bobo de sua contrutora.

-------------------------------------------------------

Fábio Koff está dando a entender que reformulará toda a parte ofensiva do time que ficou devendo nesse ano. Moreno deve acabar no Cruzeiro com uma possível vinda de Montillo, apesar do argentino preferir jogar no eixo Rio-São Paulo. Além é claro do Grêmio ter sido, até ontem, o único a ir oficialmente a Milão tentar chegar a um acordo para trazer Robinho.

Outra negociação que parece que está encaminhada é a volta de Jonas ao tricolor, Koff aceitaria pagar os 6 milhões de Euros que o Valência pede pelo atacante, que já é identificado e conhece bem o clube, além de ficar mais próximo da seleção disputando a Libertadores.

Começar a montar um meio-campo ofensivo onde se vislumbra uma formação com Montillo, Elano, Zé Roberto e no centro Jonas, com Kléber como opção, até podendo jogar junto em situações especificas - isso se ele ficar, pode acabar no Cruzeiro também - agora falta acertar os volantes ainda, já que a perda de Souza parece iminente.

-------------------------------------------------------

Outra sobre o Grêmio é o razoável time sub-20, que perdeu pro também razoável Vitória nessa semana, tem bons valores como o zagueiro Gérson, o lateral Leandro, o meia Misael e o badalado atacante Mamute. Outros nomes a serem observados estão na dupla de volantes: Fabian e Luan, bom toque de bola e muita marcação. E falo razoável, pois vem da linha de times que defendem muito para uma categoria de base, é necessário fazê-los jogarem mais, criar mais, ousar mais e não só marcar. Depois chega no time de cima e tem erros técnicos inacreditáveis para uma divisão de base tão forte quanto a do Grêmio.

1 comentários:

Richard Cassuriaga disse...

O problema Julio, é que essa lei que determina 100% de cadeiras nem aprovada foi, é uma espécie de projeto e o que me mais puto da cara ainda é que isso veio a tona apenas agora que não tem mais jogo no beira-rio!

E por que disso?! A avalanche nunca machucou ngm nem matou! É uma bobagem sem tamanho! E a avalanche pra mim nem é o problema, o problema é querer fazer a geral do gremio toda ficar sentada em cadeiras, isso não existe.. Por que essa necessidade de tirar o poder de uma das torcidas que mais apóia o time em qq momento! Querem enfraquecer o fator estádio do Grêmio! Ta errado! Não deveria acontecer isso!

Postar um comentário