Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Definições na terra do sombrero

O Apertura do Campeonato Mexicano - ou Liga Mx, nome oficial do torneio - chegou a sua fase de quartas-de-final. Os três maiores clubes do pais classificaram-se para a fase de mata-mata: América, Chivas e Cruz Azul mesmo fazendo campanhas irregulares conseguiram chegar a fase decisiva.

O destaque para nós sulamericanos é que foram definidos os clubes que também vão jogar a Libertadores do ano que vem (classificam-se os três melhores colocados do apertura que não jogam a segunda fase da ConcaChampions), e por coincidência os três são poucos conhecidos fora do México:

  • Deportivo Toluca (fase de grupos na Libertadores)

Time de melhor campanha no Apertura na sua fase inicial, e disputou ponto-a-ponto com o Tijuana a liderança da competição. Tem dois brasileiros no time titular: Wilson Mathias, volante e Lucas Silva, meio-campo e mais Sinha meia brasileiro naturalizado mexicano. Conta com uma forte torcida no norte do México, o que também alonga ainda mais as já tão longas viagens ao solo mexicano. O artilheiro do time é o panamenho Luis Tejeda, e um dos destaques é Gerardo Rodriguez, jogador titular também da seleção mexicana.

Time-base: Talavera; Cabrera, Gerardo Rodriguez, Novaretti e Dueñas; Wilson Mathias, Antonio Ríos, Lucas Silva e Sinha; Carlos Esquivel e Luis Tejeda.

  • Tijuana de Caliente (fase de grupos na Libertadores)

Time mais regular da fase inicial. O Tijuana sofreu um grande investimento nos últimos anos, jogadores famosos para os padrões mexicanos foram contratados e o dinheiro parece não faltar para o time da fronteira com os Estados Unidos. Fernando Arce, experiente meia mexicano, o bom volante argentino Cristian Pellerano, o experiente meia brasileiro naturalizado mexicano Leandro Augusto e o rápido e oportunista atacante colombiano Dubier Riascos são as estrelas da companhia.

Time-base: Saucedo; Castillo, Pablo Aguilar, Richard Ruiz e Juan Nuñez; Pellerano, Fernando Arce, Leandro Augusto e Javier Grandolfi; Alfredo Moreno e Dubier Riascos.

  • León (disputa a pré-Libertadores)

Treinado pelo experiente uruguaio Gustavo Matosas - que enquanto jogador chegou a jogar pelo São Paulo - vai jogar a pré-Libertadores. De inicio apagado deu uma bela arrancada na reta final da fase de classificação - foram 6 vitórias nos últimos 8 jogos - e com isso ficou em terceiro na fase de classificação. Como destaques tem o experiente zagueiro Jaime Megallón, no meio-campo o colombiano Loboa é quem distribui todas as jogadas de ataque, e como atacantes a dupla uruguaia formada por Matías Britos e Nelson Maz.

Time-base: Martinez; Pineda, Magallón e González; Peña, Vazquez, Loboa e Montes; Matías Britos e Nelson Maz.


Agora pelo fechamento do Apertura da Liga Mx, os confrontos da fase de mata-mata serão os seguintes:

Cruz Azul x Leon (13 e 16 de novembro)

Morelia x América (13 e 16 de novembro)

Monterrey x Tijuana (14 e 17 de novembro)

Chivas x Toluca (14 e 17 de novembro)

0 comentários:

Postar um comentário