Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

sábado, 27 de outubro de 2012

Vicio História: O Imbatível Ajax de Van Gaal em 1994/95

Sempre fui fã de futebol holandês, da ofensividade que eles tem por característica, do jogo aberto sempre - e quase por abrigação - jogar com pontas abertos, na formação consagrada por Rinus Mitchels na década de 70 e até hoje usada por muitos times nos países baixos. Inclusive comecei a escrever para a internet para comentaristas de futebol holandês.

E o Ajax é o time que da vida a essa magia, o maior clube holandês, um dos maiores da Europa, e com certeza um dos que mais revela jogadores no continente com uma base sólida e pronta para dar novos integrantes ao time principal, e aqui vou falar de uma dessas gerações, a última grande geração holandesa, e seu último título de Liga dos Campeões: O imbátivel Ajax de Van Gaal.

Van Gaal era um técnico novo - apenas 43 anos - e com idéias consideradas ofensivas demais para a época, seus times sempre jogavam no limite e tinham um teor de quase loucura em suas escalações. Mas era considerado linha dura ao extremo e para um time recheado de garotos vindos da base de Amsterdã e com poucos jogadores experientes para dar o contra-peso, era considerado o modelo ideal para o time não se perder com o sucesso que estava chegando.

O time começou ainda em 94 alinhando num 4-3-3, mas logo ele caiu muito em virtude de dois garotos que vinham do Suriname e que conseguiam marcar os laterais do outro time, criar e ainda chegar ao ataque com muita velocidade, seus nomes: Edgar Davids, pela esquerda e Clarence Seedorf (na foto com Kluivert no título da Liga), pela direita. Contava também com um dos maiores goleiros da história em sua meta: Edwin Van Der Sar era seguro e brilhante quando necessário.

Na zaga os titulares Michael Reiziger, que na origem era lateral-direito, e Danny Blind - um dos mais experientes do time - no centro, mas o dono do setor era Franck De Boer, zagueiro de uma técnica até hoje poucas vezes vista, com boa estatura e velocidade era mortal nos desarmes, raramente errava um. Mas os cérebros do time campeão da Europa estavam a sua frente. O veterano Franck Rijkaard, sem a de outrora velocidade e capacidade de armação mostradas no Milan, mas com um posicionamento e capacidade de liderança dos garotos que chamava a atenção e a seu lado participando do sistema defensivo mas principalmente dando passes e assistências que cortavam a defesa adversária o irmão gêmeo de Franck: Ronald De Boer.

O ataque é quase um caso a parte, tal a quantidade de jogadores revelados pela base do Ajax no setor nessa época: os titulares eram o veloz e com chutes muito potentes, o nigeriano George Finidi na direita, o habilidoso e goleador Marc Overmmars na esquerda e no comando de ataque o 'mago' como era chamado o filandês Jari Litmmanen, ainda por cima no banco haviam duas figuras emblemáticas desse time, os jovens e quase titulares: O holandês Patrick Kluivert - autor do gol do título da Champions no vídeo abaixo - e o nigeriano - e carrasco do Brasil nas Olimpíadas de 1996 - Nwanko Kanu.

A Final da Champions foi contra o Milan - ainda falo de Champions que o Milan ganhou, já que é a terceira que escrevo sobre que o derrotado foi ele - mas o jogo mais espetacular da competição foi o 5x2 sobre o Bayern de Munich na semi-final com uma atuação de gala do time de Amsterdã, que também está nos vídeos abaixo.

Time-Base: Edwin Van Der Sar; Michael Rieziger, Danny Blind e Franck De Boer; Clarence Seedorf, Franck Rijkard, Ronald De Boer e Edgar Davids; George Finidi, Jari Litmmanen e Marc Overmmars.

Ainda entravam: Winston Bogarde (D); Tarik Oualida, Nordin Wooter e Kiki Musampa (M); e Nwanko Kanu, Patrick Kluivert e Peter Van Vossen (A).

No mundial de clubes do Japão em 95, com a aposentadoria de Rijkard e a venda de Seedorf para a Sampdoria, Bogarde e Kluivert foram os titulares daquele jogo contra o Grêmio em que o Ajax coroou a sua geração com o título mundial, num jogo onde em nenhum momento da Champions League - em que foi campeão invicto - o Ajax esteve tão perto de perder quanto esteve aquele dia em Tóquio.

  • Aqui nesse vídeo o espetacular 5 x 2 sobre o Bayern de Munich na semifinal da Champions.



  • Aqui nesse, a vitória sobre o Milan com gol de Kluivert que deu o título da Champions para a armada de Van Gaal.



  • E aqui para os saudosistas um vídeo com a final do Mundial de Clubes, na derrota do Grêmio apenas nos penâltis para o Ajax, já sem Seedorf e Rijkard.



OBS: Nesta semana colocarei mais dois posts sobre o futebol holandês no Vicio Histótia sobre o título do PSV em 87, e o domínio holandês entre 69-73 com três títulos do Ajax e um do Feynoord.

0 comentários:

Postar um comentário