Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O nosso futebol

Nossos times estão nas quartas-de-final da Copinha, que vale pouco - pra não dizer quase nada - e tem objetivos diferentes no que diz o que vão querer tirrar da competição:

  • Pelotas
Talvez tenha escutado todos os jogos do Pelotas nessa Copinha, tira daí um jogo ou outro de menor importância, mas me sinto a vontade pra comentar o Lobo. E no que diz de efeito para o ano que vem tem cumprido bem o seu papel - claro exclui-se daí o fato de ter perdido um Bra-Pel - mas hoje o Pelotas tem uma boa base para o time do ano que vem, que foi o que a diretoria e Beto Almeida objetivaram para o segundo semestre, que é fazer um laboratório para o Gauchão.

Bruno (foto 1)vem mostrando-se seguro e com algumas defesas bem dificeis durante a temporada, e tem o carinho do tordedor por ser da casa. George Lucas se ficar e se preparar como devido é ótimo lateral e tem boa sombra, Igor mesmo estando em desgraça com uma parte da torcida. A zaga é o cancer desse time: Tirando Bruno Salvador o resto pode mandar embora, e a lateral-esquerda está bem servida com Brida e Carlinhos.

O Meio-campo o setor mais vasto: Tiago Renz, Tiago Gaúcho, Marabá, Diego Miranda, Willian Paulista e Cleiton são todos bons jogadores, de boa dinâmica e poder de criação e marcação, Felipinho é uma boa opção também e de repente a chegada de um jogador mais rodado possa ser o que falta para dar mais criatividade ao setor. No ataque Clodoaldo não dá conta sozinho, e Wellington 'Tanque' (foto 2) se ficar para o Gauchão é diferenciado para nossos padrões, depois disso Nconco, Sotili e Robert não podem passar de opções para Beto Almeida, sendo que aí sim o clube vai precisar ir ao mercado para conseguir dar mais qualidade ao setor.

Como disse no início do meu comentário, se o objetivo é usar o segundo semestre como laboratório, ele foi alcançado, uma boa base foi montada, se eu ou todo mundo concorda com isso são outros quinhentos, acho pouco para um clube com a torcida e a estrutura como tem o Pelotas se contentar em fazer laboratório em Copinha, mas isso é assunto pra muito tempo de debate.

  • Brasil
O objetivo é uma mescla de montar time para Segundona com tentar vaga no segundo semestre do ano que vem na Série D, o problema que tudo isso pode ser atrapalhado por um motivo que extrapola o campo de jogo: Salários atrasados. Já escutei diversas entrevista do mal-estar que causou no grupo toda a situação dos salários, e alguns deixando meio em aberto a continuação na próxima temporada.

Zimmermman tem uma espinha dorsal e já seixou claro que quer ela no ano que vem. Luiz Muller (foto 3) é identificado e tem o respeito da torcida e direção, fora ser um bom goleiro.Tiago Ranow foi uma grande baixa, estava vivendo um grande momento, mas Éder Silva é um bom reserva e não compromete tanto. Edu Silva foi um achado da diretoria se o mantiverem a lateral-esquerda está muito bem servida. Na zaga tudo gira em torno de Fabiano Eller que é um montro de jogador de futebol, Cirillo e Jonas são medianos e conhecem bem a Segundona, e Tiago Saletti e sua polivalência serão muito importante ano que vem, é a posição onde o Brasil mais bem servido está.

No meio Leandro Leite é fundamental, dá qualidade na marcação, bom no alto e ainda tem uma saída de bola razoável. Wender acho esforçado, Moizes seria importante que ficasse pois consegue marcar e tem ótimo passe, apesar da lentidão, Dione é canhoto e cobre bem o setor, e Washington foi um achado de Zimmermmann, pois tem velocidade e boa marcação, dono de boa qualidade técnica da estabilidade e não sobrecarrega o único armador do time. Marcos Paraná (foto 4) é o diferenciado do time seria o ideal que ficasse - o que é muito difícil - e Alexandre é uma boa opção. Willian Kozlovski se conseguir voltar ano que vem ao futebol que vinha apresentando nesse segundo semestre também tem um grande diferencial técnico a serviço do time.

No ataque ninguém consegue se firmar, os atuais titulares Amado e Denner se destacam mais pela entrega ao time do que por sua contribuição com gols e jogadas. Marcio Jonathan e Matão são incógnitas para a Segundona até acreditando que não fiquem. E Gustavo 'Papa' deve ser um jogador muito caro para mantê-lo no patamar da Segundona.

O Brasil se pretende o título sabe que terá que jogar mais do que está jogando. Se calça quase que simplesmente na sua forte defesa, se ela fura são enormes a dificuldade de conseguir pressionar o adversário, mas não pode-se dizer que é um time sem padrão, Zimmermman deu uma cara e uma filosofia de jogo, o que para Segundona faz muita diferença.

0 comentários:

Postar um comentário