Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vicio História - Geração 94: A máquina de jogar de Cruyff

Os responsáveis pela geração atual do Barcelona não cansam de dizer que o grande responsável por transformar o toque de bola catalão implantado por Rinus Mitchels nos anos 70 só se tornou vencedos no início dos anos 90 com seu pupilo Johan Cruyff. Pois bem, Cruyff montou uma esquadra de jogar futebol naquele Barcelona campeão da Champions League de 92/93, mas que viveu seu grande ápice espórtivo e de provocar o encantamento em quem o assistia no ano seguinte quando contratou um certo baixinho para ser seu centro-avante e tinha como base um lendário craque búlgaro e um eficiente mago dinamarquês.

Um time que já tinha no meio-campo craques indiscutíveis em suas posições, Pep Guardiola e Guillermo Amor eram implacáveis no desarme e ainda tinham ótima saída de bola, incomum para o futebol que se apresentava até então na Europa, e na armação Michel Laudrap, o maior jogador dinamarquês e líder da chamada "Dinamáquina" de 86 vivia a sua grande fase na carreira, Stoichkov era capaz de chutes improváveis da onde fosse e o eficiente José Mari Bakero que crescia uma enormidade em jogos decisivos, e para coroar um ataque fabuloso, na temporada de 93/94 junta-se ao time estrelar de Cruyff Romário, que nesta temporada fez 34 gols em 46 partidas pelo clube catalão.

Esse foi o último ato de uma geração mágica do Barça, a pesada derrota para o Milan de Capello na final da Champions League deixou cicatrizes doloridas que culminaram com o desmanche do selecionado barcelonista. Zubizarreta foi para o Valência, Koeman prefiriu voltar para casa e ao Feyenord, Romário cansou e voltou ao Brasil para o Flamengo, Laudrup foi para o Real Madride dois anos depois o próprio Cruyff foi demitido do clube.

O que ficou para a história foram os lances mágicos de Romário pelo clube catalão que podemos ver abaixo e para os curiosos a reportagem - em italiano, e com torcedores do Milan na narração o que a torna impagável - sobre a goleada na final da Champions 93/94.

Time-base do Barcelona:
Zubizarreta(capitão); Albert Ferrer, Ronald Koeman, Miguel Angèl Nadal e Sergi; Pep Guardiola, Guillermo Amor, Michel Laudrap (na final da Champions jogou Txiki Berigistain, pois Laudrap estava machucado) e Jose Mari Bakero; Hristo Stoichkov e Romário.

Barcelona 0 x Milan 4

Milan: Rossi; Tassoti, Cristian Panucci, Felippo Galli e Paolo Maldini; Albertini, Dessailly, Boban e Donadonni; Dejan Savicevic e Danielle Massaro.

No vídeo abaixo da para ver os gols do Milan: Massaro, Massaro, Savicevic e Dessailly.

Os vídeos:
Os famosos gols de Romário numa reportagem bem legal do Esporte Interativo:



E os gols da dolorosa derrota para o Milan podem ser vistos clicando aqui.


0 comentários:

Postar um comentário