Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Coluna Golden Boy: Cornelius, o eleito

Andreas Cornelius é um daqueles centroavantes predestinados. Jovem, 19 anos, titular absoluto do forte FK Copenhagen da Dinamarca, principal time do pais, líder disparado do campeonato local, e que deve voltar a Champions no ano que vem - esse ano perdeu a vaga na principal competição européia para o modesto Nordjaelland - lembrando que, na Champions o clube chegou as oitavas em dois anos seguidos.

O time perdeu a sua referência nas últimas temporadas o centroavante Dame N'Doye que foi de mala e cuia para o Lokomotiv Moscou e o time que jogava num esquema bem aberto e com ele segurando bola entre os zagueiros parecia orfão e com a necessidade de achar um novo modo de jogar, já que as tentativas de centralizar o brasileiro radicado na Dinamarca César Santin não surgiram efeito de produzir um substituto para o artilheiro senegalês.

Outro fator é a carência na posição também na seleção dinamarquesa. O grandalhão Bendtner apesar dos gols nunca foi unanimidade e é também o único centroavante dinamarquês em destaque no mundo do futebol hoje, Skoubo ou Mads Junker que seriam as outras opções para a vaga central no ataque não chegam a empolgar a ninguém, e Krohn-Dehli não é necessariamente um centroavante já que não tem o biotipo para jogar entre os zagueiros.

Nessa baixa no seu time e mesmo sem ter um histórico muito grande em divisões de base surge Andreas Cornelius, alto (1,93 de altura), canhoto, muito forte, e muito bom no jogo aéreo. Consegue fazer com maestria o jogo de segurar os zagueiros e a bola no campo ofensivo, e ainda arrancar com força em direção ao gol, e inclusive com até uma boa técnica. Na Dinamarca o comparam a Zlatan Ibramovic, pelo estilo de jogo e a força na conclusão a gol, e é fácil ver a empolgação com a revelação no vídeo abaixo, ali o chamam de 'gênio dinamarquês'.

Fora o exagero, ele é nascido em Copenhagen, das categorias de base do time em que joga, assim, facilmente caiu nas graças do torcedor do clube azul e branco da capital, com muitos gols e participações decisivas na grande campanha do time no campeonato local - foram 14 vitórias em vinte jogos, com cinco empates, a única derrota foi no único jogo em que não atuou - e sendo o jogador de referência que a imprensa da Dinamarca tanto procura para o comando de ataque para a seleção as chances na time principal não devem demorar a aparecer.

No atual campeonato dinamarquês ele tem 18 partidas e marcou 14 gols, é artilheiro do campeonato e candidato a maior revelação do futebol dinamarquês nos últimos anos e pode ser o companheiro de ataque ideal aos rápidos Christian Eriksen e Dennis Rommedahl na seleção do seu país que tenta a vaga para a próxima Copa do Mundo.

Com um estilo sorridente ainda não deu nem tempo para ver o real potencial de Cornelius. Como esse é o seu primeiro ano como profissional e seu histórico em categorias de base é quase nulo - foram apenas dois jogos na seleção sub-17 da Dinamarca - os grandes centros europeus ainda vêem com desconfiança a ascensão do grandalhão goleador do Copenhagen.

Abaixo um vídeo com os gols de Cornelius na atual temporada e a tradicional ficha do jogador.



Andreas Cornelius
Personal information
Date of birth 16 March 1993 (age 19)
Place of birth Copenhagen, Denmark
Height 1.93 m (6 ft 4 in)
Playing position Striker
Club information
Current club F.C. Copenhagen
Number 29
Youth career
BK Hekla
Fremad Amager
F.C. Copenhagen
Senior career*
Years Team Apps (Gls)
2012– F.C. Copenhagen 22 (14)

0 comentários:

Postar um comentário