Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vicio História: A primeira vez do Borussia

O Borussia Dortmund nessa semana deu um passo importante para chegar a final da Liga dos Campeões, provavelmente fará a final num clássico alemão que será de parar o mundo para assistir, mas em 1997 o clube alemão chegou a final com um time que passava longe de lembrar o atual cheio de jovens promessas que serão vendidas a preço de ouro pelos auri-negros, com estrelas do futebol alemão como Möller e Sammer o time era fortíssimo dirigido pelo multi-campeão Ottmar Hitzfield, que anos mais tarde seria levada a glória ao levar o fraco time da Grécia ao título da Eurocopa.


  • As peças que faltavam:



A Liga dos Campões era a chance de consagrar uma geração no Borussia Dortmund. Mattias Sammer e Andreas Möller está passando e a equipe apesar de ter combatido o domínio do Bayern em terras germânicas ainda não tinha conseguido dar o salto continental. O competente Ottmar Hitzfield já era um velho conhecido do clube, havia montado toda a estrutura que levou a equipe ao bi-campeonato alemão em 95 e 96 e havia lançado praticamente todos os seus jogadores da equipe titular no time, e para dar a maturidade necessária para buscar a conquista européia foi aonde era mais fácil achar jogadores acostumados a conquista, a atual campeã Juventus. De lá vieram o meia Paulo Souza, o zagueiro brasileiro Julio César e o lateral Jurgen Kohler, e mais com fortes ligações com a Juve ainda tinha o craque Andreas Moller, que jogou no time italiano mas com poucas chances acabou voltando ao futebol alemão.

A Liga também era a chance de redenção para jovens jogadores como o atacante suiço Chapuisat e o ótimo atacante Karl-Heinz Riedle, que apesar de talentoso ainda sucumbia em momentos decisivos na carreira.


  • O adversário valoriza a conquista:


A final em Munique foi contra ninguém menos que a atual campeã e poderosissima Juventus de Turin, regida por ninguém menos que Zinedine Zidane, e não só. O Ataque reunia o croata Boksic e o astro italiano comprado a peso de oura Christian Vieri, no banco ainda tinham nomes poderosos como Alessandro Del Piero e Nicóla Amoruso. O trio defensivo do meio-campo contava com os renomados Di Livio (seleção italiana), Jugovic (seleção Iugoslava) e Didier Deschamps, astro e capitão da seleção francesa que em 1998 conquistaria a Copa do Mundo. E na defesa os lendários Peruzzi, no gol, e o uruguaio Montero comandavam uma defesa que por anos se mostrou uma das melhores da Europa. Era uma seleção mundial o time da "Vecchia Signora".


  • O Jogo:


Abaixo o vídeo do jogo, que pra quem gosta de bom futebol estará bem servido. Ver Zidane em ação no auge de sua forma e um incansável time alemão em campo.




  • Ficha do Jogo:



28-05-1997 - BORUSSIA DORTMUND (ALE) 3x1 JUVENTUS (ITA) BORUSSIA DORTMUND: Klos, Kohler, Matias Sammer, Kree, Reuter, Lambert, Paulo Sousa, Heinrich, Andreas Möller (Zorc), Riedle (Herrlich), Stefan Chapuisat (Lars Ricken). Técnico: Ottmar Hitzfeld

JUVENTUS: Peruzzi, Porrini (Alessandro Del Piero), Ciro Ferrara, Montero, Marco Iuliano, Di Livio, Jugovic, Didier Deschamps, Zidane, Boksic (Alessio Tacchinardi), Christian Vieri (Amoruso). Técnico: Marcello Lippi Estádio: Olímpico (Munique, Alemanha)Público: 59.000Gols: 29’ - BOR 1x0 JUV (Riedle), 34’ - BOR 2x0 JUV (Riedle), 64’ - BOR 2x1 JUV (Del Piero), 71’ - BOR 3x1 JUV (Ricken)

0 comentários:

Postar um comentário