Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os bascos voltando a ter destaque na Espanha

Bilbao, capital do país Basco, região separatista da Espanha sempre teve destaque no cenário espanhol, principalmente com o Athletic Bilbao, time centenário, que apenas jogadores bascos podem jogar no time. E de lá sairam vários jogadores como  Joseba EtxeberriaSantiago EzquerroIon Andoni GoikoetxeaTelmo Zarra ( que é o maior goleador da história do campeonato espanhol), e  Fernando Amorebieta ( que é venezuelano mas de origem basca).

Mas no momento o grande nome do time chama-se Fernando Llorente que em determinado momento da copa do mundo vencida pela Espanha chegou a roubar a titularidade de "El Niño" Torres, e hoje é um dos artilheiros maiores da Espanha. Mas os pontos altos do time na atual temporada são dois jogadores que vem da base da equipe e hoje comandam o meio-campo da equipe: o meia Javi Martinez e o meia-atacante Muniain.

Javi Martinez esteve na copa, foi reserva imadiato de Xabi Alonso na conquista da fúria, é alto (1,90 de altura), mas tem uma habilidade muito acima da média para os volantes de hoje em dia, de um passe preciso, raramente erra um passe dentro do jogo, e alia a isso capacidade de marcação e aproximação a área para a conclusão, se destancando é claro a capacidade aérea, tanto de colocação como de conclusão.

Martinez é desejado hoje pelos maiores clubes do mundo, Barcelona e Real olham com olho gordo para o jovem meia basco, e até mesmo Wenger já disse que caso fábregas venha a sair mesmo do Arsenal, ele poderá ser o substituto do espanhol no clube inglês.

Já Muniain é dono de recordes e mais recordes no time basco: jogador mais jovem a vestir a camisa do time (aos 16 anos, sete meses e onze dias), jogador mais jovem a marcar um gol pelo clube (aos 16 anos, sete meses e 18 dias) e jogador mais novo a marcar um gol pelo campeonato espanhol (aos 16 anos e 289 dias, contra o Valladollid no dia 4 de outubro de 2009). Jogador leve e de uma velocidade assustadora, joga pelos lados do campo, fechando o espaço e jogando na maioria das vezes nas costas do lateral, chegando sempre a linha de fundo e chegando muito a área para buscar a conclusão.

Muniain é o pulmão e o espelho do atual time do Bilbao, um time jovem, rápido e de um contra-ataque fulminante, que se não consegue competir financeiramente com os grandes, e por sua política não investe em promissores de outros países, aposta tudo nas categorias de base do clube, e daí vem promessas como Martinez e Muniain, hoje já afirmados inclusive nas seleções espanholas.

Grande exemplo.

Vídeos de ambos:

  • Javi "El Pulmón" Martinez:

  • Iker "Bart Simpson" Muniain:

E o gol que o deu o título de jogador mais novo a marcar um gol no campeonato espanhol:

0 comentários:

Postar um comentário