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sábado, 19 de fevereiro de 2011

A confusão está apenas começando

Haverá nesta segunda-feira um importante capítulo na história do futebol brasileiro, que provavelmente não será divulgado ou quase nada divulgado: a reunião em que o CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica - irá determinar as regras, formas de disputa, e quem participará dos leilões em todas as formas de mídias do futebol brasileiro pelo próximo triênio, vamos a questão.

Hoje os direitos de transmissão do futebol brasileiro rendem aos clubes somados 267 milhões de Euros - algo perto dos 700 milhões de reais - e que esperasse que nessa nova tomada de preços que será feita o valor  mais do que dobre, visto que deverá ser anunciada na segunda o fim do privilégio que a Globo mantinha de poder dar o segundo lance ou igualar a maior oferta, tudo em troca de alguns privilégios que a CBF mantém dentro da organização.

Pois bem, dessa vez cada uma das concorretes aos direitos sobre o campeonato dará seu lance máximo e de forma simples quem der o maior lance leva o campeonato, isso acontecendo também com as outras mídias - TV aberta, TV fechada, Pay-Per-View, Internet e telefonia, e assim com tudo sendo vendido separado a expectativa é que a arrecadação chegue a 600 milhões de Euros chegando próximo ao que arrecadam hoje campeonatos nacionais como o Italiano, Espanhol e Francês e superando o campeonato alemão, por exemplo, mas ainda bem abaixo do que arrecada o campeonato Inglês: 1 bilhão e 26 milhões de euros.

A Globo alega que estando as marcas na sua tela os clubes arrecadam mais, e além disso que muitas empresas que hoje investem em futebol não investirão da mesma forma se a competição estiver em outro sistema aberto, e mais, que o outro ponto de discussão os horários das partidas são esses por que a audiência cai muito em comparação ao programas que antecedem o futebol - Domingão do Faustão, Jornal Nacional e a novela das 9 - e que o futebol se fosse passado para esse horário a empresa teria prejuízo gigantesco, e que se ele for para esse horário em outra emissora ele praticamente não terá chances.

O caso também tem o argumento de um grupo de pesquisadores da USP que garante que se a proposta de outros canais não for extremamente vantajosa para os clubes, ou seja a mudança de canal aberto, só o fato da mudança já implicará em perdas num primeiro momento.

Enfim a semana com todos esses fatos renderá bons posts para o blog, e que a mudança chegue logo aos gramados brasileiros, temos que aprender a vender o que é nosso, e não ficar a mercê de apenas um grupo de pessoas.

MÍDIA E CONCORRENTES


  • TV ABERTA

GLOBO
BANDEIRANTES – não confirmada
RECORD
REDE TV

  • TV FECHADA
ESPN
TELEFONIA
BAND SPORT
SPORTV

  • PPW
GLOBO
ESPN
TELEFONICA
NET
SKY
TVA

  • INTERNET e MÓVEL GLOBO
TELEFONICA
TERRA
IG
UOL
LANCENET
OI

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