Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

segunda-feira, 29 de março de 2010

A Famosa Gangorra

Em nenhum estado do país a rivalidade é tão grande e tão peculiar quanto no Rio Grande do Sul. É fato, todos sabem. Mas o que chama a atenção nos últimos anos é que no início da temporada ambos não conseguem juntos engrenar nos campeonatos em que disputam, quem joga a Libertadores acaba indo mal no Gauchão e vice-versa, quem joga Gauchão só tem isso pra se preocupar e vai bem, para deleite de sua torcida frente o maior rival.

Mas os dois úlimos anos foram os mais emblemáticos. No Grêmio de 2009, por mais que se fizessem críticas ao trabalho de Celso Roth ele obtinha resultados muito satisfatórios, um vice-campeonato brasileiro com um time de nível muito duvidoso, montou um time que na Libertadoires era lider do seu grupo, e um dos principais favoritos a conquista da América já que vinha atropelando todo mundo. Mas a fraca campanha no Gauchão e a eliminação precoce no estadual, atrelada a perca de alguns Gre-Nais, foi o suficiente para cortarem a cabeça de Roth, pagar um caminhão de dinheiro a Autuori que não levou o time a lugar algum, visto que a grande venda do Grêmio foi Douglás Costa que recebeu suas grandes chances apenas com Roth, e os dois mais valorizados Victor e Réver, foram indicações dele. Isso não alivia sua dificuldade em lidar com a pressão da torcida e de sua imagem pouco conciliadora que talvez tenha sido a principal fonte de sua degola, mas que seu trabalho pelos elementos que tinha a sua disposição era muito bom, isso era.

No Inter 2010 é parecido o que está ocorrendo, o time apostou num treinador desconhecido dos brasileiros, e poucos se lembram mas cada vez que Muricy Ramalho está sem clube a mesma coisa acontece no Internacional, queimação de quem está como treinador do time, nada agrada. O time colorado é bom, mas não é melhor que bom, nos grandes times hoje tem jogadores que ganham partidas sozinhos, Ronaldo, Adriano, Diego Souza, Fred, Kléber, e por ai vai, e dos grandes investimentos dos clubes brasileiros o Inter é o único que não tem esse tipo de jogador, aliás tinha Nilmar, o vendeu e não foi buscar a reposição. E o Inter parece ter se perdido no elemento principal disso tudo, a Libertadores importa mais que o Gauchão, vai dar mais visibilidade, mais projeção, o investimento foi feito por causa dela? Então que se rale o Gauchão deixa ele pro Grêmio, joga pelo que importa pra si, o que talvez valha mais que o campeonato já foi ganho que foi o Gre-Nal de Erechim. Fecha o time e esqueça o certame estadual não vale a pena queimar fichas com essa competição, apesar de esse ser o discurso do início do ano parecem terem se esquecido disso os dirigentes colorados.

Sim tudo isso não muda o fato de o Inter não ter um time formado, um esquema prioritário, mas pergunto, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, e Flamengo, os maiores rivais do Inter na Libertadores tem esse esquema, talvez o Flamengo esteja um pouco mais avançado nisso, mas é uma panela de pressão e não irá longe por causa disso (tema para um próximo post). Nenhum adversário que o Inter tenha que se preocupar realmente no momento está mais encaminhado que o Inter, que só depende dele para avançar na Libertadores, que irá avançar no Gauchão, e que pra mim já deve deixar o time B jogar, e foque na Libertadores, esqueça essa lamúria chamada Gauchão que só vem atrapalhando a vida da dupla Gre-Nal nos últimos anos, vem queimando etapas, e não agregando nada de bom para os times do sul, por causa dessas e outras que defendo o fim dos estaduais, ou pelo menos deveriam ser competições de verão, de resto não dá mais para continuar como está, e Grêmio e Inter hoje são bons exemplos disso.

1 comentários:

Anônimo disse...

fim dos estaduias complicado, mas de certa forma, grandes time como gremio e inter, deveriam sim colocar como prio ridade grandes campeonatos como brasileiro, copa do brasil e outras, mas a rivalidade entre esses dois times q tb sao exemplos para time do interior, concerteza o estadual gaucho sempre irá existir por aqui, pela emoção a mais do antigo metodo mata mata que tras uma emoção. mas nao sendo completamente justo, Grande comentario julio, parabens!!

Postar um comentário