Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Classicos do Mundo: O dia em que o "Derbie S." divide Praga

Praga: Maior cidade e capital da República Tcheca, país da antiga esfera comunista do leste europeu, possui 1,2 milhões de habitantes, que hoje, 29 de Setembro se dividem no Derby local.

Derbie S.: O confronto entre o Slavia x Sparta.

-------------------------------------------------

Praga é daquelas cidades em que olhar as fotos da vontade de ir para la sem pensar muito, prédios antigos, históricos constrastando com modernos desenhos arquitetônicos, mas que hoje tem o jogo que é considerado um dos mais violentos do futebol mundial: O Derbie S., Sparta Praga x Slavia Praga, jogo que conta um pouco a história da República Tcheca.

Na década de 20, o Slavia, clube da parte pensante da sociedade de Praga dominava o cenário no futebol local, ganhando com relativa folga os torneios dentro do pais e tendo inclusive destaque internacional - o clube foi campeão por três vezes da Copa Mitropa, uma espécie de competição pré-Champions League - e sendo a base da equipe vice-campeã mundial em 1934 na Itália quando perdram a final da Copa para a seleção da casa, e de Mussolini.

Mas com a Segunda Guerra e a ascensão do Comunismo no Leste Europeu, o Slavia perdeu força, pois os comandantes do país não viam com bons olhos os pensadores do país em destaque no cenário do principal esporte Tcheco, com isso o Sparta Praga passou a ser o principal clube do país, ainda no meio do século passado dividiu espaço com o Duckla - equipe essa que recebia apoio estatal - mas que com o fim do Comunismo quase fechou as portas. Antes do regime comunista o Slavia detinha mais títulos Tchecos que o Sparta, hoje são 34 títulos nacionais do Sparta contra 21 do Slavia, assim sendo o Sparta aparece ainda hoje como o grande clube do país.

-------------------------------------------------

Como todo o jogo de fundo político, tem o aspecto de violência muito grande, pois é mais que apenas um jogo de futebol. Não incomum os quebra-quebras dentro da cidade de Praga são noticiados por toda a Europa a cada fim-de-semana de Derbie S.

Outro fator interessante desse jogo é o fator racismo. A torcida do Sparta tem a fama de inclusive fazer saudações nazistas dentro do estádio e seguidamente causar confusão ao gritar cânticos racistas para os jogadores das equipes adversários, inclusive com alguns episódios de jogar cascas de bananas contra os atletas negros dos adversários, recentemente Samuel Eto'o e amistosos antes da temporada comçar com o Anji teve sérios problemas com torcedores tchecos.

-------------------------------------------------

Do ponto de vista técnico o Sparta parece estar anos-luz a frente do Slavia. A equipe conta com bons jogadores da seleção Tcheca como o goleiro Marek Cech, os meias Holek, Sykora, Jirisek e Matejovski e o ótimo atacante Vaclav Kadlec (foto), além do bom zaguiero espanhol Pablo e o grandalhão camaronês Leonard Kwenke, o fato de estar perto da liderança e disputar a Liga Europa dão mais força ainda ao elenco do time grená de Praga.

No Slavia os destaques são poucos, o time faz fraca campanha e está apenas em oitavo no campeonato, e tem no tcheco Tomas Mikola e no bósnio Zoran Milutinovic a esperança de gols da equipe na defesa destacam-se os eslovacos Karol Kisel e Martin Juhar, mas nada que anime muito o time vermelho e branco de Praga.

-------------------------------------------------

A República Tcheca tem a fama de ter algumas das mulheres mais lindas do mundo, de ter Sylvia Saint, mas hoje o pais para para ver seu maior clássico, com fundo politico, que envolve tudo o que um jogo não deve envolver, mas é o que torna o futebol um esporte único no planeta.

Amanhã aqui os gols (se houverem) para se conferir.

0 comentários:

Postar um comentário