Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A CAN 2017 e suas forças.

No dia 14 de Janeiro começará no Gabão, pequeno pais do oeste africano, mais um edição da principal competição de seleções da África. Com muitos jogadores de fama internacional, e com um potencial técnico muito alto, sendo a principal diversão para viciados em futebol neste início do ano.

Com 16 seleções, e com jogadores de praticamente todos os principais clubes do mundo, a CAN apresenta a oportunidade de ver destaques do futebol mundial como o argelino Mahrez do surpreendente Leiceiter da Inglaterra, ou um dos principais artilheiro da Roma da Itália, o egípcio Mahamed Salah, ou ainda o zagueiro mais caro da última janela de transferência, o ganês Eric Baily do Manchester United.

Abaixo uma relação das chaves, e das principais forças do torneio, ou pelo menos, das que causam mais curiosidade neste viciado em futebol.



CHAVE A

  • Burkina Faso

Destaques: Bakary Koné (L, Malagá/ESP), Charles Kaboré(V, Kuban Krasnodar/RUS), e Bertrand Traoré(A, Ajax Amsterdã).

  • Guiné-Bissau

Destaques: Zezinho (M, Levadiakos/GRE) e João Mário(A, Chaves/POR).

  • Camarões

Uma seleção que vem de uma entre safra que parece nunca ter fim. As constantes brigas internas dentro da federação vem deixando em segundo plano uma das mais tradicionais e poderosas seleções africanas, junto a isso a dificuldade em captar novos talentos e de não conseguir mais como outrora atrair os descendentes de franceses deixam os “Leões Indomáveis” enfraquecidos em comparação a outros esquadrões para os moldes africanos já montados nos últimos anos.
Ausências como as dos defensores Joel Matip (Liverpool/ING), Nyom (West Brom/ING), e Henry Bedimo (Olympique de Marseille/FRA) e os meias Alex Song(Rubin/RUS) e Mbia (Herbei Fortune/CHIN) serão com certeza sentidas na campanha.

Destaques: Nikolas Nkolou (D, Lyon/FRA), Georges Mandjeck (V, Metz/FRA) e Vincent Aboubakar (A, Besiktas/TUR).

  • Gabão

O país é Gabão, mas poderia chamar da seleção de Pierre-Emerick Aubameyang, um dos matadores mais letais do futebol mundial na atualidade sofre a sina que grandes jogadores africanos já sofreram: A falta de uma seleção que acompanhe a sua qualidade técnica. O maior exemplode todos, o atacante nascido na libéria George Weah, melhor jogador do mundo nos anos 90, ficou longe de jogar uma Copa do Mundo justamente por não ter um time que conseguisse potencializar todo o seu futebol. Para a sorte de Auba, a geração gabonesa conto hoje com jovens jogadores com algum destaque no futebol europeu e com muita margem para evoluir. O jovem meia da Juventus de Turin/ITA Mario Lemina,o bom zagueiro Bruno Ecuele Manga do Cardiff da Inglaterra, dão suporte a um time que tentará fazer do fator casa uma fonte de força para tentar buscar uma classificação que já faria igualar as CAN de 1966 e 2012. Algo há mais será considerado uma epopéia.

Destaques: Pierre-Emerick Aubameyang (A, Borussia Dortmund/ALE), Bruno Ecuele Manga (D, Cardiff City/GAL), Lévy Madinda (M, Gimnástic/ESP) e Malick Evouna (A, Tianjin Teda/CHIN).




CHAVE B

  • Zimbabwe

Destaques: Khama Billiat e Cuthberth Malajila (M e A, ambos Mamelodi Sundows/AFS, ambos campeões africanos de clubes em 2016).

  • Senegal

Considerada a melhor seleção senegalesa desde a que disputou a Copa de 2002 e foi vice-campeão africana no mesmo ano, a geração liderada pelo experiente e artilheiro Moussa Sow (Fenerbahçe/TUR) e com valores muito interessantes pelos seus clubes como o habilidoso Sadio Mané (Liverpool/ING), a revelação Baldé (Lazio/ITA), os ótimos volantes Gueye (Everton/ING) e Kouyaté (West Ham/ING) e o espetacular e cobiçadíssimo zagueiro Kalidou Koulibaly (Napoli/ITA). É uma seleção com potencial para brigar pelo título e também para chegar a Copa do Mundo, conta com um grupo talentoso, mas como estamos falando de Senegal, com uma fama de amarelar na hora H. Cabe ver se a regra se aplicará mais uma vez aos “Leões de Taranga”.

Destaques: Sadio Mané (M, Liverpool/ING), Kalidou Koulibaly (Z, Napoli/ITA), Moussa Sow (A, Fenerbaçe/TUR), Idrissa Gueye (V, Everton/ING).

  • Tunísia

Destaques: Aymen Abdennour (Z, Valência/ESP), Wahbi Khazri (M, Sunderland/ING) e Ahmed Akaïchi (A, Al-Ittihad/ARA).

  • Argélia

Considerada por muitos a mais promissora seleção africana, a Argélia, campeã em 1990, vem de uma Copa do Mundo onde só foi eliminada pela campeã Alemanha após um dura prorrogação, onde esteve em muitos momentos da partida mais próxima da vitória do que a seleção que se sagraria campeã no Rio, e hoje apresenta uma geração de grandes valores no futebol europeu. Ryad Mahrez (Leicester/ING) é o líder técnico dessa jovem seleção mas com bons valores como Brahimi (M, Porto/POR), Nabil Bentaleb (M, Shalke 04/ALE), Ghoullam (D, Napoli/ITA) e Islam Slimani (A, Leicester/ING). Um bom sistema defensivo, jogadores com velocidade e bastante criativos no meio-campo e atacantes em bom momento, tornam muito perigosa e forte seleção africana.

Destaques: Ryiad Mahrez (M, Leicester), Yacine Brahimi(M, Porto/POR) e Nabil Bentaleb (M, Shalke 04/ALE).



CHAVE C

  • Togo

Destaques: Serge Akakpo(L, Trabzonspor/TUR), Serge Gakpè(M, Genoa/ITA) e Emmanuel Adebayor(A, sem clube).

  • Marrocos

Destaques: Karim El-Amadi(M, Feyenord/HOL), Omar El-Kaddouri(M, Napoli/ITA) e Mehdi Benatia(Z, Juventus/ITA).

  • Costa do Marfim

Na primeira competição sem o astro Didier Drogba, Costa do Marfim tenta se mostrar pronta para manter o nível de expectativa que sempre causou com o antigo centro-avante ainda jogava pela seleção. A atual campeã aposta suas fichas no bom Salomon Kalou (Herta Berlim/ALE), no promissor Serge N'Guessan(Nancy/FRA) e na velocidade pelos lados do campo principalmente com o lateral do PSG Serge Aurier. Os gols de Wilfried Bony(Stoke City/ING), que boa parte da carreira foi banco de Drogba agora serão também essenciais, e fica também a expectativa de ver a eterna promessa do futebol inglês Wilfried Zaha jogando pela primeira vez na seleção de sua decendência – ele é inglês – decisão que fez a pouco tempo e já tem a oportunidade de jogar uma das principais copas entre seleções do mundo.

Destaques: Salomon Kalou (A, Herta Berlim/ALE), Eric Baily (Z, Manchester United/ING),  Wilfried Bony(A, Stoke City/ING) e Serge Aurier (L, PSG/FRA)

  • República Democrática do Congo

Destaques: Dieumerci Mbokani(A, Hull City/ING), Youssuf Mulumbu(V, Norwich/ING) e Cèdric Bakambu(A, Villarreal/ESP)




CHAVE D

  • Ghana

Mais uma daquelas seleções que sempre apresentam bons valores e boas histórias nas competições que participam. Ghana tem em seu histórico ser a seleção que mais jogou finais  - 9, sendo quatro títulos e cinco vices – e seja por ser liderada pelos filhos de um dos grandes nomes do futebol africano – Adbi Pelé – os irmãos André (M, West Ham/ING) e Jordan Ayew (A, Aston Villa/ING), ou ainda pelo eterno Asamoah Gyan (A, Al-Ahli/EAU) que tem em sua carreira 97 jogos pela seleção com 48 gols marcados. A seleção ainda apresenta bons jovens nomes que já apresentam regularidade no futebol europeu como o zagueiro Amertey (Leicester/ING), o lateral Baba Rahman (Shalke 04/ALE) e o veloz meia Thomas Partey (Atlético de Madrid/ESP), todos na faixa dos 22 anos.

Destaques: André Ayew (M, West Ham/ING), Asamoah Gyan (A, Al-Ahli/EAU) e Emmanuel Agyemang-Badu (M, Udinese/ITA)

  • Uganda

Destaques: Farouk Miya (M, Standard Liège/BEL) e Geofrey Massa (A, Baroka/AFS)

  • Mali

Destaques: Adama Traoré (M, Mônaco/FRA), Bakary Sako (A, Crystal Palace/ING) e Ousmane Coulibally (Z, Panathinaikos/GRE)

  • Egito

Maior campeão da CAN – 7 títulos, sendo o último o tri-cameponato de 2008-10-12 – com o liga local mais forte da África, onde reside o Al-Ahly, time com mais títulos da Champions Africana, o Egito é sempre uma potência em se tratando de competição entre seleções, por mais que não dispute uma Copa do Mundo desde o longínquo ano de 1990 na Itália. Hoje com destaque para o ótimo volante El-Nenny (Arsenal/ING) e o veloz e artilheiro Salah (Roma/ITA), a seleção egípcia entra novamente como um dos times a serem batidos na CAN que começa dia 14 no Gabão.


Destaques: Mohamed El-Nenny(V, Arsenal/ING), Mohamed Salah (A, Roma/ITA) e Ahmed Hossam (A, Braga/POR).

0 comentários:

Postar um comentário