Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

terça-feira, 5 de julho de 2011

Pra quem não sabe de quem estão falando!

Abaixo uma reportagem do site Olheiros.net sobre o novo treinador gremista Julinho Camargo, especialista no trabalho com jovens e multi-campeão em times de base e com dois bons trabalhos como treinador profissional no RS.

O Olheiros é um site especializado em divisões de base e fala com muita propriedade sobre o trabalho de Julinho Camargo, já que há um bom tempo destaca-o em sua suas matérias.

Gabriel Seixas - Olheiros

Voltemos pouco mais de dois anos: em abril de 2009, quando Celso Roth foi demitido do tricolor, Julinho Camargo estava em alta no clube. Dirigindo os juniores gremistas desde 2005, o treinador conquistou nada menos que oito títulos em quatro anos e nutria esperanças pela grande oportunidade profissional de sua vida: assumir o comando do elenco principal. Porém, àquela época, Marcelo Rospide foi quem assumiu interinamente e acabou dando lugar a Paulo Autuori no mês seguinte, motivando Julinho a dar um novo rumo a sua carreira longe do clube.

Eis que, na última sexta-feira, a sua nomeação como técnico da equipe profissional do Grêmio não apenas o premia tardiamente pelos serviços prestados na base gremista, como também renova as perspectivas pelo resgate da autoestima e do potencial de diversos pratas da casa. Em sua última passagem pelo clube, Julinho participou da formação de diversos jogadores do plantel atual, como Saimon, Neuton, Adilson, Fernando e Willian Magrão – dos quais muitos se encontram expostos negativamente pela má fase do time.

A chegada do ex-auxiliar de Falcão no rival Inter possui um significado de recomeço para alguns atletas alçados ao time principal gremista cercados de muita badalação e que hoje se encontram esquecidos no elenco. Mithyuê é o caso mais emblemático. Por indicação do próprio Julinho Camargo, o meia trocou o futsal pelos campos, foi trazido ao Grêmio em 2008 e converteu-se no grande nome do título do Campeonato Brasileiro Sub-20 daquele ano, uma das maiores conquistas de Julinho na base tricolor.

O atacante Wesley, artilheiro gremista naquela disputa com quatro gols, também terá mais uma chance de vingar no time de cima, bem como seu companheiro de posição Roberson. O meia Pessali também simboliza este panorama. Em entrevistas recentes, Julinho já acenou com a possibilidade de aproveitá-lo como terceiro ou quarto homem de meio-campo, possivelmente fazendo do jovem de 20 anos um reserva imediato de Douglas. Mateus Magro, promovido junto com Pessali ao elenco principal em 2011, também surge como opção.

Paulo Odone, atual presidente do clube, sabe muito bem do profissionalismo e do conhecimento tático e técnico do treinador. Em sua primeira gestão no tricolor, Julinho Camargo iniciava sua carreira na base do Grêmio com apenas 18 anos, em 1989. Ainda que parte da mídia insista em o tratar como um “marinheiro de primeira viagem”, o comandante já acumula 22 anos na função e terá a chance de reafirmar sua competência  num clube (e com um elenco) que conhece muito bem.

Em sua passagem mais marcante pela base gremista, Julinho assumiu o comando dos juniores em 2005 e conquistou títulos renomados como o Brasileiro Sub-20 e a Taça BH, ambos em 2008. O treinador também faturou o tricampeonato estadual da categoria entre 2005 e 2007, a Copa FGF, a Copa da Amizade no Japão e o Torneio Angelo Dossena. O trabalho do treinador na formação de jogadores importantes na história recente do clube também merece ser creditado, tais como Lucas Leiva, Carlos Eduardo, Anderson, Rafael Carioca, Leo e Douglas Costa.


A combinação da qualidade do material humano que terá a disposição, de sua adaptação ao ambiente do clube e seu conhecimento do plantel (Julinho já trabalhou com 17 jogadores do atual elenco) tem tudo pra dar certo. No mais, também não há como fugir da correlação da trajetória de Julinho com a de treinadores consagrados no cenário nacional, como Ney Franco e Mano Menezes, que também iniciaram suas trajetórias à beira dos campos a partir da formação de atletas. Julinho terá a chance de reescrever seu nome na história do clube naquele que, sem dúvida, será o mais importante capítulo. Certamente para o bem.

0 comentários:

Postar um comentário