Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Futebol parado

No Peru o campeonato local - chamado de Descentralizado 2012 - está parado por greve de jogadores, o mais umpressionante é que até os clubes que pagam em dia os salários tiveram seus jogadores aderindo a greve, o caso já tem consequências que deixaram feridas no futebol peruano, já tão fraco e cada vez mais distantes dos outros participantes do futebol sulamericano.

  • ENTENDA O CASO:

No campeonato peruano não há sanções para clubes que atrasam os seus salários e é algo comum ver os jogadores reclamando e entrando na justiça contra os clubes por não receberam até seis meses seguidos - isso inclui os gigantes do pais: Sporting Cristal, Alianza Lima e Universitário de Lima - e os casos foram se repetindo até que no inicio da temporada um acordo entre Asociación Deportiva de Fútbol Professional (ADFP), entidade composta por presidentes das agremiações e que organiza o campeonato peruano, decidiu que todos os times deveriam apresentar garantias de pagamento para participar do campeonato. Segundo o acordo com o sindicato dos atletas, dez dos 16 clubes estavam com salários atrasados no início de fevereiro.

Sem o cumprimento do acordo, os atletas se manisfestaram contra o campeonato e se recusaram a entrar em campo, a Federação Peruana disse que não se meteria na briga da Associação dos Atletas e da ADFP, e no fim-de-semana passado os clubes foram obrigados a escalar jogadores juniores e juvenis na estréia do Descentralizado 2012. O único jogo que não aconteceu foi a partida entre Melgar e Universidad San Martin, fato que deixará uma grande ferida aberta no futebol peruano.

  • O FECHAMENTO DO CLUBE:
O Universidad de San Martin foi fundado em 2004 numa união de funcionários e professores para a criação de um time forte de futebol em Porres, cidade onde o clube foi fundado. O clube era um dos mais organizados do futebol peruano com jogadores como o goleiro da seleção peruano Leon Butron, o zagueiro Espinoza, e os meias Josepmir Ballon e  Carlos Fernandez. Em 8 anos de existência ganhou o campeonato peruano por três ocasiões - 2007, 2008 e 2010 - e atualmente era treinada pelo ex-treinador da seleção uruguaia Aníbal Ruiz.

O que chama a atenção é que o clube era um dos que pagavam em dia seus jogadores e que a direção da universidade não aceitou o argumento dos atletas de que precisavam fortalecer o movimento. O clube trata a questão como definitiva e que não há possibilidade de voltar atrás, pois a decisão foi tomada também em cima da forma como o futebol peruano é tratado e comandado por seus diretores.

O clube ficou mais conhecido do público brasileiro ao ser eliminado pelo Grêmio na Libertadores de 2009 nas oitavas-de-final da competição. Abaixo os gols da primeira partida:



  • FINALIZANDO
O campeonato continua parado, e no fim-de-semana tem Peru e Colombia pelas eliminatórias, e na semana que vem o Alianza Lima tem jogo pela Libertadores, resta ver o que acontecerá com o já tão combalido futebol peruano daqui pra frente. A FIFA já deu prazos para a situação se resolver ou ela interfirá na questão, ai tornando a questão ainda mais séria, podendo o Peru sofrer com as sanções que a FIFA costuma impor nesses casos.

Fontes:
Trivela
Peru.com
Wikipedia Univ. San Martin

0 comentários:

Postar um comentário