Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Esclarecedor

Do blog do Nando Gross, do qual sou fã.


Recebi e repasso para vocês:

"Trabalho na Gramados Sintéticos Assessoria Esportiva, empresa que implementou o gramado sintético no estádio do Zequinha. Neste sábado teremos o jogo muito importante no estádio do São José, local onde fizemos a instalação, e gostaria de contribuir com algumas informações pois sei que o tema gera polêmica e margem para muitos debates.

Existem diversos tipos de grama sintética, modelo de fio, altura de fio, sistema de instalação com borracha e areia, entre outros componentes. Assim como existe um campo de futebol de grama natural na várzea e existe o gramado do estádio Olímpico, existe grama sintética que se assemelha a um tapete para uma quadra de bairro e o gramado do E.C. São José.

O renomado laboratório holandês, Isa Sport, que realiza testes para a FIFA, esteve no Passo D´Areia contratado por nós para realizar diversos testes verificando a similaridade com o gramado natural. Nesses testes são analisados rebote de bola, rolagem de bola, rebote de bola invertida, abrasividade, resistência de rotação de joelho e tornozelo (com maquina que mede a força em newtons) aceleração com atrito, entre outros. Todas essas medições são baseadas em índices gerados em testes iguais em gramado natural.

O resultado disso é a Fifa não homologar o gramado, homologar com uma estrela, ou homologar com duas estrelas de acordo com a similaridade dos resultados. Graças há um excelente trabalho de todos o E.C. São José teve a homologação com duas estrelas.

No exterior, especialmente em países de frio, o sintético é mais difundido e utilizado. Recentemente o
Boca Juniors inaugurou um suplementar sintético para treino dos profissionais. A seleção Uruguaia em junho de 2011 também realizou a inauguração de um sintético para treino dos seus jogadores mundialmente conhecidos.

Estamos finalizando a instalação no Esporte Clube Novo Hamburgo para um suplementar também.
Em anexo lhe envio fotos de outros estádios com grama artificial, na Rússia e no México onde o estádio recebeu a final da Libertadores 2010.

O risco de lesões existe como em qualquer campo, lesões como a do Rodolfo ano passado, que quebrou o tornozelo ou a do Mario Fernandes recentemente caindo sobre o ombro, se tivessem ocorrido em grama sintética com certeza teriam justificativas no piso, mas como foi em gramado natural foi algo que acontece no esporte.

O pré-conceito normalmente é o ônus da novidade, da mudança, mas ficam as informações, as testagens, a certificação em anexo e a certeza de um trabalho serio e eficiente por trás de tudo isso.
Um abraço,"


Gustavo Aveline.

0 comentários:

Postar um comentário