Bilbao, capital do país Basco, região separatista da Espanha sempre teve destaque no cenário espanhol, principalmente com o Athletic Bilbao, time centenário, que apenas jogadores bascos podem jogar no time. E de lá sairam vários jogadores como Joseba Etxeberria, Santiago Ezquerro, Ion Andoni Goikoetxea, Telmo Zarra ( que é o maior goleador da história do campeonato espanhol), e Fernando Amorebieta ( que é venezuelano mas de origem basca).
Mas no momento o grande nome do time chama-se Fernando Llorente que em determinado momento da copa do mundo vencida pela Espanha chegou a roubar a titularidade de "El Niño" Torres, e hoje é um dos artilheiros maiores da Espanha. Mas os pontos altos do time na atual temporada são dois jogadores que vem da base da equipe e hoje comandam o meio-campo da equipe: o meia Javi Martinez e o meia-atacante Muniain.

Martinez é desejado hoje pelos maiores clubes do mundo, Barcelona e Real olham com olho gordo para o jovem meia basco, e até mesmo Wenger já disse que caso fábregas venha a sair mesmo do Arsenal, ele poderá ser o substituto do espanhol no clube inglês.

Muniain é o pulmão e o espelho do atual time do Bilbao, um time jovem, rápido e de um contra-ataque fulminante, que se não consegue competir financeiramente com os grandes, e por sua política não investe em promissores de outros países, aposta tudo nas categorias de base do clube, e daí vem promessas como Martinez e Muniain, hoje já afirmados inclusive nas seleções espanholas.
Grande exemplo.
Vídeos de ambos:
- Javi "El Pulmón" Martinez:
- Iker "Bart Simpson" Muniain:
E o gol que o deu o título de jogador mais novo a marcar um gol no campeonato espanhol:
0 comentários:
Postar um comentário